terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tranporte em Brasília (A alma encantadora daqui..)

    Nosso trabalho foi baseado no texto de João do Rio, "Os Velhos Cocheiros" que tratava sobre a velha guarda das ruas, que cuida da area de locomoção e transporte.. Atraves desse texto, pudemos reconhecer o real valor dessas profissões que muitas vezes nós ignoramos e achamos inúteis.
   O autor faz uma critica a mudança que ocorre na sociedade naquela epoca, na transição do novo e do antigo, fazendo assim, muitas coisas mudarem e muitas pessoas sofrerem com essas mudanças. Os velhos cocheiros são uma dessas pessoas, que conseguem perceber que os tempos não são mais os mesmos, e as caracteristicas pscilogicas nao são as unicas que percebemos, eles ja nao são mais os mesmos, mas isso nao os impede de seguir suas vidas com felicidade e dedicação ao trabalho !
   João do Rio, ao criticar a sociedade, percebemos que ele esta muito a frente do seu tempo, dando valor as coisas que naquela epoca nao eram tratadas como importantes !

Saludos y Despedidas.... ARRIBA !

A mucha gente se interesa tener una lista de saludos básicos en español para poder establecer una comunicación simple en un país de habla esta lingua. Los siguientes saludos básicos en español son los más frecuentes y pueden ser una ayuda para enfrentarse a las situaciones típicas de la vida cotidiana:

ESPAÑOLPORTUGUES
Hola, ¿qué tal?Oi, como vai você ?
(Muy)bien, gracias.(Muito) bem, obrigada.
AdiósTchau, Adeus
Hasta luegoTe vejo em breve
Buenos díasBom dia
Buenas tardesBoa Tarde
Buenas nochesBoa noite


Estes saludos son fundamentales para se estabelecer una relacion entre las personas, trazendo con eso una facilitacion entre a comunicacion entre los paises. Criando binculos de paz e mucho amor.

Justiça (in)justa

Vivemos numa sociedade onde as pessoas estao mais procupadas em se beneficiar ao pensar nos outros, e no valor que as outras pessoas tem. Com isso, cria-se uma injustiça enorme, que nao é causada só por questoes economicas, mas sociais também... Em uma reportagem que vimos no correio brasiliense, estava sendo relatado que pessoas haviam sido expulsas de suas casas por estarem "invadindo" areas do governo, mas para um estado que ja é dono de muitas terras, qual seria o problema em dividir algumas moradias? A obrigação do governo é nos dar casa, estudo e uma boa estrutura de vida, mas ao invés disso eles expulsam pessoas que estam atrapalhando, por um simples problemas economico... Se continuarmos assim, o país pode crescer economicamente, mas socialmente estaremos falidos de virtudes que são essenciais para uma sociedade feliz e em harmonia... Afinal, qual é a importancia de um pais rico, mas pobre de alma ? A melhora da sociedade nao depende de um orgão só, depende de uma mobilização geral da sociedade para mudarmos de vez a situação do país.

A História da Tatuagem

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.
No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando por aqui em 1959, Lucky se estabeleceu em Santos-SP, utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.
Lucky teve uma participação real no mundo da tatuagem brasileira. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna. Lucky foi notícia em vários jornais, e em 1975 o jornal O Globo o considerou o único tatuador profissional da América do Sul, sendo sua morte noticiada no Jornal 'A Tribuna" de Santos do dia 18 de dezembro de 1983. Por um bom tempo Lucky continuou sendo o único, até que começaram a aparecer, aos poucos, os seus seguidores, que herdaram dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.
Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.
Os Tipos de Tatuagem
Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.
Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.
Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.
Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.
Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.
Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.
Como São Feitas as Tatuagens
As tatuagens são feitas com pigmentos importados de origem mineral, principalmente, e com agulhas específicas para tatuar, sempre descartáveis e nunca reutilizadas (mesmo que seja na própria pessoa).
As máquinas elétricas, preferencialmente, devem ter a ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis, devem ser limpas por ultra som e esterilizadas com estufa a uma temperatura igual ou superior à 170 º C por um período de pelo menos 3 horas.
Os aparelhos de barbear utilizados para depilar o local da tatuagem não devem ser reaproveitados.
O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos, para evitar uma possível infecção ou até a contaminação por doenças como hepatite, AIDS, tuberculose, esporos patogênicos, bactérias e fungos.
A limpeza do ambiente é fundamental afim de se evitar a contaminação cruzada.
A arte é conseqüência de tudo que o tatuador aprendeu durante anos, este, deve ter pelo menos, a experiência de 5 anos.

Fonte: http://whiplash.net/materias/especial/000117.html


Fávila Ribeiro Filho e Julia Moreira

domingo, 21 de agosto de 2011

Islã, uma sociedade impressionante !

A religião islâmica é uma das que mais crescem atualmente. O número dos seus fiéis em todo o mundo é calculado em mais de 800 milhões. Fundada por Maomé nos início do séc. VII, a fé islâmica prega a necessidade de uma total obediência ao único Deus, Allah. 
A palavra Islão vem de um vocábulo que significa entregar-se, submeter-se alguém a Deus, renunciando a qualquer outro objeto de adoração. A idéia de paz está associada à raiz arábica salam. 
As obrigações religiosas básicas, chamadas os pilares do Islamismo, são cinco: 
1 Pronunciar Shahada,ou testemunhar: “Não existe outro Deus além de AlIah e Maomé que é o seu profeta”.
 2. Proferir a oração ritual Salat a pronunciar cinco vezes ao dia (de manhã, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite), com o rosto voltado para Meca, o lugar em que Maomé nasceu. 
3. Entrega de uma oferta, Zalat ou uma taxa percentual fixa cobrada pelos governos islâmicos aos fiéis. 
4. Um jejum durante o mês de Ramadan. 
5. Hajj ou uma peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida. 
O islamismo aceita o Corão como sendo a  real mensagem de Deus. Estabelece a sua origem em Abraão que terá oferecido Ismael como o filho da promessa em vez de Isaque. Traçando a sua linhagem através de Abraão, Moisés e João Batista, defende que Jesus foi simplesmente um profeta. O Islamismo está mais perto do Judaísmo e do Cristianismo do que qualquer outra grande religião no mundo. Os maometanos proclamam que o Judaísmo falhou e que o Cristianismo se tornou espiritualmente corrupto; por isso, Deus suscitou o profeta Maomé para reformar a religião apóstata
.

domingo, 14 de agosto de 2011

Inglaterra considera o bloqueio às redes sociais...







Diante da onda de vandalismo que acomete a cidade de Londres, a Inglaterra cogita bloquear os serviços de redes sociais, como Facebook e Twitter, assim como o serviço de mensagens do BlackBerry, o BlackBerry Messenger (BBM). Isso porque tais meios digitiais estão send utilizados pelos protestantes para a comunicação e organização entre os participantes da manifestação. Os atos de vandalismo e violência que impactam o país começaram por conta de um protesto contra o abuso do poder da polícia local.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que o governo está negociando o cancelamento de alguns meios de comunicação digital. Em uma coletiva na House of Commons, Cameron confirmou que está trabalhando com serviços de inteligência, polícia e também algumas companhias para decidir se seria correto cancelar a comunicação de milhares de pessoas por sites e serviços de redes sociais, haja vista a disseminação de violência, desordem e criminalidade que eles têm causado.

“Quando as pessoas utilizam mídias sociais para a violência, temos que barrá-las”, disse Cameron. O primeiro-ministro também afirmou que considera limitar os conteúdos publicados em redes sociais, como vídeos que mostram jovens sendo assaltados e outras atitudes ilegais.



Erik Pato

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIBERTE-SE

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

E é com esse inciso do Artgio 5º que nós nos baseamos para criar nossa campanha para o trabalho de Sociologia e Educação Física, que  fala sobre LIBERDADE DE EXPRESSÃO, um tema muito polemico e que ja causou muitos problemas aqui no Brasil, principalmente na época da ditadura. Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que é bom expressar seus sentimentos, seja cantando, dançando, pintando, ou de qualquer forma aonde seus pensamentos e vontades sejam expostos. Nós somos seres pensantes, que concordamos e discordamos das coisas, sabemos o que é certo e o que é errado, e temos nossas vontades e desejos, então, porqueas vezes somos reprimidos por dizer o que nos agrada ou não ? Diga, sinta, pense, fale, proteste (...), tudo pelo direito de se expressar !
Atraves das redes sociais, estamos propagando a mensagem da nossa campanha, porque assim, nós conseguimos mobilizar mais pessoas com a nossa idéia de uma sociedade mais igualitaria, atendendo os desejosda sociedade. Nossa página no facebook é http://www.facebook.com/?ref=logo#!/profile.php?id=100002744901847
 Nossos protestos serão feitos de forma passiva, aonde nós postaremos aqui no blog notícias sobre casos de repressão, e vamos abrir um espaço nos comentarios para que as pessoas expressem suas opiniões, que podem ser mostradas em forma de desenho, música, videos, textos, ou como voces quiserem.

Com essa imagem, nós quisemos mostrar que muitas vezes nós nao podemos falar o que pensamos, e para representar melhor a idéia, ultlizamos a frase da musica "Sociedade Alternativa" do cantor Raul Seixas, que diz "faça o que tu queres...". Assim nós conseguimos associar a imagem com a idéia de uma maneira clara e direta para os leitores.


 
Já nessa imagem, nós quisemos dizer que muitas vezes nós vemos, e sabemos das coisas mas preferimos nos fazer de cegos e mudos para nao causar qualquer impacto ou coisas desse gênero...